Ir para a página inicial

Notícias / Comunicados

 

 

A CDU RECLAMA A REABERTURA DO POSTO MÉDICO DE TENDAIS!

O problema do Posto Médico de Tendais não é questão que se esqueça.

O encerramento do posto médico de Tendais trouxe às populações que servia evidentes prejuízos.

Não é pelo tempo passar que tais prejuízos diminuem. Pelo contrário, conforme o tempo passa mais clara se mostra a falta que faz o posto médico.

A CDU, que observou na reunião de 19 de Novembro do ano passado, na sede da Junta de Freguesia a expressa vontade dos moradores de que seja retomado o funcionamento do Posto (ver comunicado da CDU de 4.Dez.2014), apoia e faz sua essa reclamação.

Foi com esse objectivo que o Grupo Parlamentar do PCP na AR solicitou uma entrevista com responsáveis do Centro de Saúde de Cinfães.

O encontro teve lugar em 13 de Abril passado. O deputado Miguel Tiago, acompanhado de dirigentes regionais da CDU, foi recebido pela directora executiva do ACES – Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Tâmega, Eng.ª Cristina Ferreira e pelo director do Centro de Saúde de Cinfães, Dr. Reinaldo Roldão.

A directora executiva garantiu:

a) Que os postos médicos do Concelho não encerrarão;

b) Que estão a ser tomadas medidas de reforço do número de médicos.

Ficou assim claro que, diferentemente do que fora afirmado na reunião de Novembro, em Tendais, há médicos para contratar e não é obrigatório que os postos médicos tenham de encerrar.

Como nos foi relatado, tinham entrado por essa altura ao serviço no concelho dois novos médicos, (a dr.ª Cristina e o dr. José Almeida) e no encontro com o nosso deputado a Eng.ª Cristina Ferreira admitiu a possibilidade de no próximo ano ser admitido um terceiro médico.

Ao nosso deputado foi prometido ainda que em breve lhe seriam remetidas informações sobre a nova distribuição dos antigos utentes do posto médico de Tendais pelos serviços de saúde de Castro Daire, Cinfães e Oliveira do Douro.

Infelizmente, passados mais de três meses, não nos chegou ainda a informação prometida. A Srª Directora do ACES do Baixo Tâmega não cumpriu.

Contudo, a população anteriormente servida pelo Posto Médico de Tendais continua a reclamar a sua reabertura, mesmo que a tempo parcial, mas com um horário regular adequado. A CDU, apoia a população nesta luta e tudo irá fazer para que a sua justa pretensão seja atendida.

Médicos já há. É preciso que o ACES/Centro de Saúde de Cinfães restituam às instalações todo o equipamento que retiraram após a reforma do dr. Castro Monteiro e que seja destacado um médico para esta função.

O direito a cuidados de saúde de proximidade e a uma vida digna das populações da Serra do Montemuro, tem de ser respeitado.

 

Cinfães, 3 de Agosto de 2015

A Comissão Concelhia de Cinfães da CDU